Skip to content

Politicagem na Noite Mackenzista

Setembro 19, 2009

A maioria dos mackenzistas não estão nem aí para política estudantil. Digo isso pois tive oportunidade de participar de um pleito eleitoral no ano passado e vivi na pele as experiências e aprendizados que aquele convívio me proporcionou.

Duas posturas foram recorrentes durante o “boca-a-boca” que tive com os alunos. Ou o cara se mostrava acima de tudo aquilo e, convicto ou não de seus valores e atitudes, negativava qualquer tipo de aproximação nossa ou intenção de voto própria. Ou nosso amigo, dentro do direito que está, se acomodava com toda a estrutura presente e engolia à seco questões como a falta de representatividade perante a instituição ou o aumento abusivo das mensalidades.

Peraí! A seco, não! Uns goles de tequila ajudam a descer! Vamos com calma. Eu já devo parecer o tiozão chato do blog… Mas todo esse caminho percorrido serve para contextualizar, pelo menos um pouquinho, a informação solta num post anterior, e, mais ainda, a que neste post virá.

Após assembléia convocada, quinta-feira, pelo DACAM para acertar detalhes estatutários, nesta sexta a vez foi do DCE convocar o conselho deliberativo para eleger comissão responsável por validar a próxima eleição. Neste encontro, acertado para as 21:30h, estiveram presentes representantes de oito dos dez diretórios acadêmicos existentes na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

A idéia inicial era formar a próxima comissão de eleição, como dito anteriormente. Entretanto, o que foi visto estava mais para luta de boxe. Futuros canidatos à presidência do orgão máximo de representação discente trocaram mais “jabs” do que “ganchos”, mas ficou claro que o que regia aquele encontro seriam interesses futuros.

Alguns alunos, especialmente de Comunicação, fizeram sua parte e foram até o local se informar sobre os rumos políticos de seu diretórios. E vale salientar aqui que estes estiveram lá mais por pedido do que por voluntariado. Como já foi dito, estes acontecimentos políticos atuais não são à toa e ocorrem no momento em que ocorrem para abarcar interesses futuros.

Eu sei disso por que estive lá para conferir. E para que você possa entender também, compareça na próxima. Sexta-feira, próxima, acontecerá no mesmo BAT-LOCAL (de óculos) e BAT-HORÁRIO (idem), às 21:30. Esteja lá e quem sabe este post lhe fará mais sentido. Assim espero.

Anúncios
4 comentários leave one →
  1. Setembro 19, 2009 10:42 pm

    Bom,

    A falta de vontade de muitos dos alunos do Mackenzie não está somente na política estudantil, mas também em praticamente tudo, exceto baladas. Muitos vão para a faculdade apenas para passear, fingem assistir as aulas e depois voltam para casa para dormir ou vão para o bar. O legal seria se muitos dos alunos tomassem consciência do potencial que possuem e que podem fazer a diferença com simples atitudes. É só querer e ter um mínimo de vontade!

    Abraço

  2. Setembro 23, 2009 6:14 am

    Amigos,

    Concordo totalmente com a situação de conscientização politica da maior parte dos Mackenzistas, me dói muito, principalmente na comunicação, a falta de interesse em agregar conhecimento, se munir de informações e trabalhar pro-sociedade de todos. A superficialidade com que a maioria tem lidado com a vida (acadêmica/inter-pessoal) é de se assustar. Felizmente, alguns Diretórios tem tentado ao Máximo proporcionar eventos bacanas e culturais para que todos despertem um minimo de senso critico e/ou interesse pelo que se passa atualmente, e não digo isso apenas pelo DACAM, o DAFAM tem tido idéias e proporcionado plenárias totalmente arrebatadoras, comparadas as breves discussões de boteco de nossos futuros comunicadores.

    ps.: O próximo deliberativo do DCE está marcado para a 5º feira e será efetuado no Diretório de Engenharia a partir dás 21H.

    Abraços;
    Duzão.

  3. Fernando Freidane permalink
    Setembro 26, 2009 2:05 pm

    as reuniões são abertas? Todos podem participar?
    é uma democracia ou uma ditadura estudantil?
    O q eu sei é que cada Diretório recebe em média 15 mil Reais por mês e o DCE 25 mil.

    Quem quer mamar tmb?

  4. Setembro 28, 2009 5:01 am

    Fernando, nem tanto ao céu nem tanto ao inferno.
    Não é exatamente assim que funciona a questão do dinheiro direcionado aos DAs. A sua pergunta é mais frequente do q se imagina e a melhor forma de esclarece-la é perguntando aos seus representantes no diretório. Eles tem, por obrigação, de lhe explicar.

    As assembléias GERAL são abertas para a participação de todos, como devem ser. Já as reuniões de conselho deliberativo realizadas pelo DCE dizem respeito aos diretórios e seus representantes; claro é de interesse dos alunos de forma geral, porém não é o local do aluno exigir ou participar diretamente.

    Abs!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: