Skip to content

Arte, metrô e outros metrôs

Setembro 22, 2009

Século XXI. A vida passa a ser regida pelos ritmos de trabalho. O cotidiano frenético da vida das cidades força a ida da arte até o homem, e não do homem até ela. Dentro deste contexto, a arte vai ao metrô, entrando em contato com milhões de usuários diariamente, a fim de popularizar a cultura e introduzi-la no dia a dia do homem moderno.

O projeto “Arte no Metrô” teve início em 1978 com a inauguração da estação Sé, quando foram instalados painéis e esculturas assinados por artistas plásticos de renome, compondo um cenário inusitado para os usuários. Hoje, a procura por este tipo de divulgação é significante, como explica Denise Moraes, assessora de imprensa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): “A procura aumentou muito desde o ano passado. Em 2008, a gerência fazia a programação de dois meses de exposições. Agora, para você ter ideia, estão sendo agendadas as mostras de janeiro de 2010, pois até dezembro tudo está fechado”.

Tendo em vista que o metrô é um local de circulação, e não permanência – esta que implica em reflexão, aspecto natural a partir da apreciação a manifestações artísticas -, seria este um ambiente favorável para que a arte cumpra sua função?

Rômulo Henricco, 19 anos, programador de websites, utiliza o transporte aos fins de semana e diz: “Reparei que há exposições em algumas estações, mas quase nunca paro para olhar. Estou sempre muito apressado e as obras não me chamam muito a atenção”.

Em contrapartida, as exposições atraem a jornalista Andressa Nascimento, de 23 anos, que afirma: “Sou a favor da arte no metrô, e vou explicar motivo: o povo brasileiro é deficiente de cultura, sendo mais ligado à cultura massificada, ou seja, aqueles enlatados, normalmente importados dos Estados Unidos. Parece que é uma coisa muito distante do popular brasileiro. A arte no metrô incentiva as pessoas a conhecerem obras e trabalhos de artistas que fazem história tanto no Brasil como fora. Disponibilizar exposições no metrô é trazer a cultura para a realidade do povo”.

foto por annie shioli

O Metrô de Lá, em exposição na estação Clínicas do metrô

O fotógrafo paulistano Luiz Moretti tem sua mostra “O Metrô de Lá” como obra itinerante (aquela que não é fixa e migra por diferentes estações durante sua temporada) desde agosto deste ano. Atualmente o trabalho se encontra no metrô Clínicas. Para Moretti, “a grande vantagem de expor dentro do metrô, além da grande quantidade de pessoas que passam por lá, é popularizar a arte”. Quanto a pretensão que tem para com seu trabalho, que exibe fotografias do metrô de Moscou, completa: “Espero que as pessoas que façam uso desse meio de transporte possam, além de conhecer um pouco do metrô de Moscou, relacionar os retratos com o seu dia a dia numa forma descontraída, encontrando situações já vistas ou vividas”.

Moretti também compartilha da ideia de Andressa quando diz que o metrô é um “espaço para levar arte e cultura para as pessoas que o usam”, e espera que suas fotos de Moscou possam trazer um pouco mais de cultura e reflexão a elas.

Obra de Luiz Moretti, que faz parte do projeto Ação Cultural

Obra de Luiz Moretti, que faz parte do projeto Ação Cultural

A iniciativa em questão possui dois segmentos: o Ação Cultural e o Acervo de Obras de Arte nas Estações.

O Ação Cultural conta com o Projeto Encontros, Bibliotecas Embarque na Leitura e com as exposições itinerantes. Em geral, as obras destas últimas ficam expostas um mês em cada estação, podendo circular em mais duas ou três após esse período. Para expor, o artista interessado deve se inscrever no site do próprio metrô.

Já o Acervo de Obras de Arte tem um processo diferente para seleção das obras. Gibson explica que, para isso, foi criada a “Comissão Consultiva de Arte, que analisa e aprova as propostas dos artistas”. A obra exposta é doada à Companhia do Metropolitano de São Paulo pelo patrocinador, já que não há, por enquanto, o patrocínio de nenhuma instituição.

Mais informações no site ou pelo telefone (11) 3291-7800.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. jornalojornal permalink*
    Setembro 25, 2009 1:03 pm

    oiiii hoppusss
    eu vi vc ontem q orelha linda, apesar de gigantesca bjs di do nx zero

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: