Skip to content

NITI: Um Caminho ao Empreendedorismo

Setembro 27, 2009

por Donato Baroni

NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, COMO ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS.

A estrutura da nova incubadora terá capacidade para nove empreendimentos, com prazo máximo de incubação de 36 meses. As vagas serão destinadas prioritariamente à comunidade ligada à universidade: negócios que tenham pelo menos um sócio que estude ou tenha estudado no Mackenzie. Para que seus projetos sejam desenvolvidos, os alunos contam com a infraestrutura de salas para desenvolvimento do projeto, sala de reuniões para receber os seus potenciais clientes, ficando responsáveis apenas por “montar o seu escritório”, à sua maneira.

Segundo o Prof. Alexandre Nabil, Coordenador do NITI, que está a frente do projeto há 03 anos, tudo começou como projeto piloto em parceria entre o CCL (Centro de Comunicação e Letras) e o CRT (Centro de Rádio e TV) da Universidade Mackenzie e hoje está disseminando para toda a universidade.

Na segunda edição que foi no ano passado, houve um interesse por parte de 20 projetos, sendo que desses 7 projetos foram aprovados, 02 projetos eram do curso de Comunicação e Letras.

Uma das etapas mais interessantes do processo seletivo é que os alunos participam de um plano de defesa, onde uma banca formada por profissionais do mercado analisam o projeto e verificam sua viabilidade.

A vantagem do aluno participar do projeto é, segundo Nabil, a aprendizagem, além dessa oportunidade contar com uma experiência na hora de ir ao mercado de trabalho, uma vez que há um grande amadurecimento por parte do estudante no sentido do entendimento do que é um negócio.

Ele também cita que há casos de sucessos dentre os projetos que surgiram no NITI, tais como a empresa WMA – Arquitetura e Marketing Cenográfico, que criar projeto de lojas, vitrines e administração na construção de lojas, cujo comércio atacadista é  um viável público-alvo para venda dos seus serviços. No segmento de propaganda pelo celular através de SMS, a empresa WIBRANDS trabalha tem o segmento voltado ao mercado varejista, constituído de jovens. Além de outros na área de comunicação, como o caso da BYOND que oferece soluções de publicidade para pequenas e médias empresas.

De acordo com Francisco Redondo que também assessora o projeto, um dos objetivos do projeto é que o aluno trabalhe a responsabilidade social e a sustentabilidade, criando e fortalecendo sobretudo a cultura do aluno-empreendedor, a cultura de gente que faz, pois o mercado de hoje exige o profissional que não mais espere para que sejam delegadas as funções, sobretudo que ele possa tornar-se cada vez mais independente.

O recebimento das propostas de inscrições é até dia 30/09, e parta maiores informações basta dirigir-se ao atendimento do NIT, que fica na Rua Maria Antônia, 358 2º andar. Fone 3258-8156 falar com Lia.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: