Skip to content

Mackenzistas em perigo!

Outubro 9, 2009

Índice da criminalidade em torno do Mackenzie cresce 342% em três meses

por Redação Salseiro

Agência

Documento...!!!

Documento...!!!

A Cracolândia sofreu uma ‘revitalização’ com a ação Centro Legal, da prefeitura de São Paulo. Mendigos, drogados e muitos assaltantes estão sendo obrigados a saírem de lá, graças a uma intervenção mais rigorosa da polícia militar. Quem sofre com isso são os estudantes do Mackenzie.

 

Os índices de criminalidade nos bairros Santa Cecília, região central, e Higienópolis assustaram as autoridades: no trimestre, foram 342% mais furtos de veículos e roubos que no mesmo período de 2008 em Santa Cecília (de 7 para 31) e 25% mais em Higienópolis (de 8 para 10). Os dados são do Infocrim, sistema usado pelas polícias para mapear crimes.

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) da região está atento para o aumento da criminalidade. É consenso entre os moradores que a criminalidade e o aumento do número de mendigos em Santa Cecília e Higienópolis foram frutos da ação na cracolândia.

Ainda segundo o conselho, o problema apenas mudou de lugar. Os pontos mais perigosos do centro passaram a ser o largo do Arouche, a rua das Palmeiras, praça Marechal Deodoro, a avenida Angélica, o shopping Higienópolis e o entorno da faculdade Mackenzie.

Até agora, com o Centro Legal, iniciado em julho, 65 pessoas foram presas e ao menos cem viciados em drogas foram atendidas por órgãos assistenciais. Pelo menos na cracolândia o índice de roubos caiu 35% (de 142 para 92).

O capitão da PM, Mário Delfini, afirmou que há um aumento de moradores de rua nos bairros vizinhos a cracolândia, entretanto não de usuários de drogas.

Já para o comandante, coronel Marcos Roberto Chaves, a migração de moradores e viciados para Santa Cecília já era esperada. Entretanto, segundo ele, ainda não é possível afirmar que o aumento na criminalidade aconteceu devido ao projeto Centro Legal. “Estamos avaliando se há alguma relação com a migração. Se tiver, vamos atuar”, disse. 
 
Para maiores informações não deixe de acompanhar apuração exclusiva da equipe de JORNAL O JORNAL sobre o assunto na edição #03.
Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Outubro 12, 2009 9:19 pm

    Tá osso mesmo! Sábado quase fui assaltado por lá… O escadão da nove de julho e a rua caio prado tb são lugares q se deve tomar cuidado.

  2. Outubro 14, 2009 2:24 pm

    Tentaram me assaltar na rua de cima da Piauí. Vale lembrar que mendigos e drogados não são sinônimos de criminosos, tem muita gente na rua sem opção e que são boas pessoas, assim como pessoas cheias de veneno tb. O fato é que injustiça traz violência e não é uma ação policial-fascista que vai resolver o problema, não é matando, prendendo e espancando pobre que isso será resolvido. Existem medidas mais corretas e trabalhosas que darão certo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: