Skip to content

Anunciadas atrações da 33ª Mostra Internacional de Cinema

Outubro 15, 2009

Começou o que os cinéfilos e apreciadores da sétima arte tanto esperavam!

13/10/2009 – 9:37
Por Redação Salseiro

A Fita Branca, de Michael Haneke foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes

A Fita Branca, de Michael Haneke foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes

Os diretores da Mostra de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff e Renata de Almeida, receberam a imprensa especializada, apoiadores e patrocinadores para entrevista coletiva na sala 02 do cinema Unibanco Arteplex Frei Caneca, durante a qual anunciaram as atrações da 33ª edição do evento.
Durante a conversa com os jornalistas, Renata e Cakoff falaram sobre os principais assuntos em destaque este ano, a começar pelo pôster de 2009, que leva a assinatura da dupla Os Gemeos, os grafiteiros paulistanos Gustavo e Otávio Pandolfo.
Mario Antônio Araújo, Subchefe da Divisão de Promoção do Audiovisual do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores, explicou os procedimentos de outorga do Prêmio Itamaraty, que pela primeira vez será concedido durante a Mostra, além de anunciar a nova categoria ‘Documentários’ e o aumento do valor dos prêmios distribuídos.
Renata destacou a participação da Mostra como evento participante do ‘Ano da França no Brasil’, cuja parceria foi comemorada por Danilo Santos de Miranda, presidente da Comissão do Ano da França no Brasil. “É uma honra estar aqui”, disse, “A Mostra luta o bom combate em relação ao cinema há muitos anos e sempre deu espaço a realizadores de todo o mundo, inclusive da França”. Miranda também contou que o SESC fará o ‘Esquenta Mostra’, evento no qual filmes que já passaram pelo festival serão apresentados no CineSesc, de 9 a 20 de outubro.
“Também teremos a presença de Fanny Ardant, que vem como diretora estreante e receberá homenagem, ainda que não saiba, porque não gosta disso”, brincou Renata se referindo à estréia da diva do cinema francês na direção de um longa-metragem, Cinzas e Sangue (Cendres et Sangre), uma das atrações da Mostra.
Questionado sobre as exibições em salas no centro da cidade, Cakoff disse que “No passado, o Centro sempre esteve na Mostra, mas não adianta renovar o lugar só na fachada.” Segundo os organizadores, o próprio público pede para que as sessões realizadas na região central terminem cedo, com medo da violência.
Este ano, a Mostra teve recorde de filmes inscritos – mais de 700 – e ambos os diretores foram enfáticos ao relatarem a dificuldade de escolherem os cerca de 400 filmes que compõem a programação deste ano. Para eles, o que delimita o número é a quantidade de salas, não a vontade da organização.
O amor da Mostra pelo cinema também se reflete pelo lançamento do livro ‘Os Filmes da Minha Vida’, editado pela Imprensa Oficial do Estado, recordando um ciclo de debates realizado o ano passado e que terá sua segunda edição na 33ª Mostra, gerando o segundo volume do livro, a ser lançado em 2010.
A vinda de produtores suecos para o Brasil em busca de coproduções e possibilidades de financiamento também foi enfatizada, assim como as oficinas que o diretor de fotografia Christian Berger, de ‘A Fita Branca’, de Michael Haneke (vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes), realizará durante a Mostra, em um dia voltado a estudantes e outro para profissionais do ramo, nos dias 3 e 4 de novembro.
Por fim, a retrospectiva do cineasta Theo Angelopoulos, “Um eterno convidado da Mostra”, segundo Cakoff – e a homenagem ao produtor e diretor italiano Gian Vittorio Baldi, foram comentadas pelo diretor.
Após a coletiva, os convidados assistiram ao novo filme do diretor Terry Gilliam, uma das atrações mais aguardadas da 33ª Mostra, ‘O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus’, último longa-metragem estrelado pelo ator Heath Ledger, que também conta com Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law.
Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: