Skip to content

Blogroll: “As Verdades Verdadeiras do Mundo Mundial”

Outubro 19, 2009

por Gabriel Pernambuco

Que me perdoe nossa editora de novas mídias! Mas acredito que falta um pouco de texto pessoal neste blog. A questão é que tenho uma forte queda para o jornalismo literário. Isso influência até o meu modo de escrever. Enfim, acredito caber nesse espaço matérias menos informativas. Matérias cheias de impressões e “florismos”. Mas que não deixam, nem por um milésimo de segundo sequer, de ser matérias, ou seja, não deixam de informar.

Esse texto, especificamente, é para informar sobre a entrada de um novo blog em nosso roll. Só que se eu fosse me ater somente ao fato, o post ficaria assim:

Nesta segunda-feira, 19 de outubro de 2009, mais um blog passou a integrar nosso espaço de mediação. jornalojornal.wordpress.com abre suas portas para “As verdades verdadeiras do mundo mundial”, um lugar reservado para as impressões da aluna de jornalismo do Mackenzie, Paula Spínola, acerca de sua experiência intercambista em Coimbra, cidade que a abriga desde a metade do ano.

As Verdades Verdadeiras de um Mundo Mundial

As Verdades Verdadeiras do Mundo Mundial, de Paula Spínola

Como sou adepto do “florismo”, no meu modo de ver, esse texto informa e só. Não há nele nada de atrativo. Absolutamente nada. Sabe qual o problema disso? O problema é que você não conhece ainda a Paula e muito menos seu trabalho e texto. E tanto ela, quanto suas produções possuem atrativos muito maiores do que informado na passagem acima. Por isso, meus caros, defendo que as minhas impressões (como repórter) a respeito do fato contribuem, e muito, para a relevância da notícia. Portanto, lá vamos nós…

Lembrando que o blog  JORNAL O JORNAL serve e servirá sempre como local de intermediação de conteúdo. Abrimos nossas portas para mais um veículo de novas mídias. “As verdades verdadeiras do mundo mundial” passará a figurar em nosso “blogroll” servindo de dica de leitura para nossos visitantes.

O contexto de produção dos textos ali encontrados gira em torno da experiência de vida que Paula Spínola e mais quatro amigas (salvo engano) têm vivido em Coimbra, cidade que escolheram para intercambiar experiências e conhecimentos através de uma oportunidade que a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece.

A princípio pode-se não entender a relevância do tal blog, visto que ele recebe um post simplesmente por entrar em nosso roll. O que é bacana ali é que as impressões de Paula parecem estar intimamente ligadas com sua veia jornalística.

Em vários de seus posts fica fácil perceber as influências das aulas de Semiótica da Cultura, Comunicação Comparada, Sistemas Virtuais e até Fotojornalismo. Vale a pena conferir por que traz textos bons, com ganchos melhores ainda e impressões cheias de analogias e representações da realidade.  Jornalismo literário?

Bom, de onde eu vejo, caminhamos para esse rumo. Do jeito que eu vejo, esse trabalho que a Paula faz por que quer, “para manter a família informada sem precisar ficar enviando e-mails”, me parece muito com o trampo de um correspondente internacional de um grande veículo de mídia de um futuro bem próximo.

Boa leitura!

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: