Skip to content

O jeito social de aprender um novo idioma

Outubro 22, 2009

live_mochaÉ fato que a necessidade de ter conhecimento e fluência em outros idiomas se faz extremamente necessário no currículo pessoal, principalmente nos dias atuais. Independente de qual seja a função, ora para o mercado de trabalho, ora para a relação interpessoal.

Porém, devida a falta de disponibilidade de horário durante o dia-a-dia, ou por problemas financeiros, muitas pessoas são impossibilitadas de freqüentar as tradicionais aulas de cursos lingüísticos

Por isso vai aí uma dica interativa para quem pretende aprender outros idiomas de forma eficaz, gratuita e sem sair de casa.

O curso chama LiveMocha, uma rede social, via internet, com mais de 4 milhões de usuários, onde o aprendizado é feito por meio de lições oferecidas pelo site, combinando diversão, interação e conhecimento.

O que difere este curso dos demais, é que as correções das lições são feitas pelos próprios usuários. Ou seja, após o término de cada atividade, você as encaminha para outro participante que pode ser de qualquer parte do mundo, mas que se conecta a você por falar ou cursar o idioma da atividade, para que estas sejam corrigidas. Isso acontece numa freqüência simultânea, você também receberá lições para serem retificadas, enquanto aguarda a correção de sua tarefa.

Essa interatividade acaba aproximando os participantes e construindo, em princípio virtualmente, um intercâmbio cultural e um novo grupo de amigos, indo muito além da aprendizagem lingüística.  A secretária María Estela Oviedo, 47, de Temperley, Província de Buenos Aires, usuária da rede social, afirma: “Creio que é um site muito divertido, com muitas opções de aprendizagem para escolher e que o torna sério e de uso simples. É possível conhecer pessoas de muitos lugares e intercambiar conhecimentos sobre os idiomas, usos e costumes, que creio ser o mais importante. Fomenta a amizade entre as pessoas que vivem longe e faz com que se reúnam através do site.”

“Eu gosto de conhecer gente nova e interessante e me comunicar com eles.”  diz a economista russa Natalia Subbotina, 24 anos, também participante da rede, quando questionada sobre o contato com os  demais usuários, enquanto utiliza o curso online.

Essa relação entre os participantes são em princípio voltadas para a correção dos exercícios, mas a partir disto crescem grandes afinidades e amizades.

Outras coisas que tornam este sistema de aprendizado mais atrativo, é que além gratuito, ele pode ser cursado de qualquer ambiente provido de internet.

“As ocupações diárias não me permite que tenha muito tempo para assistir aula em uma escola de idiomas e é muito simples fazer-la através de Livemocha, do meu escritório, enquanto estou trabalhando, por facilidade de poder dedicar o tempo que quero e que posso.” diz María Estela.

O programa oferece ao usuário: linguagem do dia-a-dia atualizadas por falantes nativos, estruturas gramaticais atuais, professores online e aulas de fácil assimilação, todas baseadas em um modelo de sucesso criado por instrutores de linguagem.As lições são divididas em 4 partes (no nível básica do curso): Learn (Aprender), Reading (Lendo), Listening (Ouvindo) e Magnet (um tipo de exercício no qual você tem que puxar a palavra certa para o quadro-branlivemochaco).  Já para os planos mais avançados existem mais 3 tipos de exercícios: Writing (Escrevendo), Speaking (Falando) e Dialog (Diálogo).

É basicamente possível aprender todas as línguas oficiais faladas no planeta terra. Os cursos mais conhecidos são:  Alemão, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês, Híndi, Islandês, Português – Brasil, Russo e Mandarim. Cada um deles divididos em vários módulos, com vários tipos de exercícios, indo do nível mais básico até o pré-intermediário, o que é suficiente para dialogar sem ajuda de ninguém. Caso o estudante tenha interesse em aprofundar-se, poderá comprar o curso e ter suporte online de um professor.

O Jornal, O Jornal, por meio do usuário brasileiro Júlio Matos, entrevistou 3 participantes do LiveMocha. Uma argentina, uma russa e uma espanhola  O nosso “correspondente”, por meio da língua espanhola (que cursou na rede), comunicou-se com seus amigos da comunidade e também cedeu uma entrevista. Veja abaixo as respostas traduzidas para o português:

ACESSEM : www.livemocha.com

Nome: Júlio Matos

Idade: 50

Cidade: Campo Grande

País: Brasil

Ocupação: Funcionário Público

1) Como você descobriu o livemocha?

Depois de viajar para Chile e Argentina, senti a necessidade de aprender a falar e escrever em espanhol, pois desejava continuar a viajar por países vizinhos.

Fiz um curso durante 3 meses com 2 aulas por semana. Por motivos alheios a minha vontade tive que parar com o curso. Em janeiro de 2009 quando procurava na internet, cursos

gratuitos de espanhol, descobri livemocha. Me cadastrei e a partir daquele momento, tornou-se parte do meu mundo virtual.

2) Quais são os cursos que faz no momento e os que deseja fazer no futuro e porque?

Atualmente estou matriculado em  espanhol, inglês e russo. No futuro provavelmente estudarei alemão, italiano e mandarim. Na verdade, a aprendizagem de línguas na fase

da vida em que me encontro é muito estimulante e ajuda a desenvolver o intelecto. Ademais depois que aprendi a me comunicar em espanhol, acabei conhecendo gente de vários

países.

3) O que você pensa de livemocha e qual é o motivo que o faz tão popular em todo o mundo?

Eu penso que o livemocha é uma comunidade bastante séria, onde as pessoas encontram uma forma social de estudar idiomas. Evidentemente que a fase gratuita do curso não o habilita para fluência, porém le dá a oportunidade de conhecer o básico para se comunicar em situações comuns do dia a dia e em viagens. Caso queira avançar poderá se matricular na fase avançada, porém com custo mensal. Eu aprendi o básico na fase gratuita e depois continuei desenvolvendo sozinho com ajuda dos amigos nativos de países hispanos.

4) Porque você estuda língua através do livemocha e não numa escola de línguas?

Decidi continuar com livemocha porque é prático. Posso conectar em qualquer horário e fazer minhas lições. Minhas tarefas escritas ou gravações de áudio são revisadas por nativos falantes da língua e caso tenha algum amigo online, se pode conversar com ele através da opção chat, por teclado ou por áudio e vídeo.

5) Além de estudar idiomas, usa o livemocha para fazer intercambio cultura ou amizades com pessoas de outros países?

Os amigos de livemocha também são amigos de msn. Sempre que tenho oportunidade converso com eles através do livemocha ou msn. Desta maneira acabei fazendo amizade com gente da Federação Russa que estão estudando o português ou espanhol.

6) Porque você tem interesse em estudar línguas estrangeiras?

Depois que viajei para Chile e Argentina, senti a necessidade de falar o espanhol. Na verdade se aproveita mais a viaje, quando se consegue comunicar na língua falada no país visitado. Por outro lado, em toda a minha vida, não tive a oportunidade de iniciar e terminar um curso regular de idiomas.

Nome: María Estela Oviedo

Idade: 47 anos

Cidade: Temperley, Província de Buenos Aires

País: Argentina

Ocupação: Secretária

1) Como você descobriu o livemocha?

O descobri por recomendação de um amigo.

2) Quais são os cursos que faz no momento e os que deseja fazer no futuro e porque?

Neste momento estou completando o módulo 202 de francês (101,102,201 já terminei) e continuo estudando o português módulo 102(101 finalizado) e inglês módulo 101 e 102.

3) Além de estudar idiomas, usa o livemocha para fazer intercambio cultura ou amizades?

Sim, claro. É muito fácil fazer amigos aqui, e além do mais e muito interessante trocar conhecimentos sobre outras culturas e divulgar a minha também. As pessoas estão muito interessadas em ampliar seus horizontes de conhecimentos sobre as diferentes formas de viver em outros lugares e também aprender com a experiências de outras pessoas.

4) Porque você tem interesse em estudar línguas estrangeiras?

Bom, comecei tratando de retornar aos estudos de francês, que havia iniciado na escola secundária (estudei francês por cinco anos)  porque é uma língua que adoro e mais tarde, ao ver o simples que era, descobri que podia tentar aprender outras línguas. Assim me inscrevi no curso de português brasileiro, já que minha sogra é brasileira e tem família no Brasil, e quando vem nos visitar, as vezes fica difícil a comunicação quando não se conhece a língua. Logo fiz amizade com um norte americano, que estava aperfeiçoando seu espanhol e me animou a começar a estudar o inglês, algo que me negava fazer, porque me parecia praticamente impossível de aprender. Más depois de algum tempo, me animei e comecei, e agora estou muito contente de te-lo feito.  Vou lentamente,  os horários e a intensidade do estudo eu manipulo de acordo com o tempo que disponho, e não me tornou difícil.

Nome: Natalia Subbotina

Idade: 24 anos

Profissão: Economista

Cidade: Moscou

País: Rússia.

1) Como você descobriu o livemocha?

Descobri Livemocha neste verão na página Weg Rambler.ru ( é como Google na Rússia) havia um artigo “ Como aprender inglês”, tive curiosidade e me registrei.

2) Quais são os cursos que faz no momento e os que deseja fazer no futuro e porque?

Neste momento faço os cursos de português(inicial), espanhol(intermediário) e inglês (TOEFL) e provo nova proposta de inglês ativo.

3) O que você pensa de livemocha e qual é o motivo que o faz tão popular em todo o mundo?

Francamente, livemocha no e tão popular na Rússia, como em outros países, só se desenvolve. Pois não posso falar sobre isso.

4) Porque você estuda língua através do livemocha e não numa escola de línguas?

Estudei e estudo numa escola de ensino de idiomas. Livemocha é uma forma adicional para aprender, praticar y melhorar idiomas.

5) Porque você tem interesse em estudar línguas estrangeiras?

Eu gosto de estudar línguas estrangeiras. Eu gosto de conhecer gente nova e interessante e me comunicar com eles para intercambio de cultura, fazer amizade e provavelmente algum dia ser migrados.

Nome: Azucena Diez Pérez

Idade: 57

Cidade: Oviedo

País: Espanha

Ocupação: Aposentada

1) Como você descobriu o livemocha?

Através de meu filho.

2) Quais são os cursos que faz no momento e os que deseja fazer no futuro e porque?

Inglês, Francês, Alemão, Hindu, Chinês, Japonês, Italiano  e Português(brasileiro).

3) O que você pensa de livemocha e qual é o motivo que o faz tão popular em todo o mundo?

Precisamente os idiomas são um bom meio de comunicação.

4) Porque você estuda língua atravéz do livemocha e não numa escola de linguas?

Já estudei em muitos sites, más aqui é mais cômodo e sem custo.

5) Além de estudar idiomas, usa o livemocha para fazer intercambio cultura ou amizades com

Sim, mas uso sempre para melhorar ou ajudar os demais estudantes.

6) Porque você tem interesse em estudar línguas estrangeiras?

Para me comunicar com todo o mundo.

10 comentários leave one →
  1. Fabiana Moreira permalink
    Outubro 22, 2009 9:40 pm

    Ola sou Fabiana moreira e gostaria de dizer que adorei a materia, pois tbm tenho o Livemocha e atraves dele estou aprendendo muuito.Moro na suiça italiana e aqui o idioma é italiano, e atraves do livemocha esta enriqueçendo meu aprendizado com o idioma.Meus parabens novamente pela materia.

    Atenciosamente Fabiana Moreira

  2. julio permalink
    Outubro 22, 2009 10:04 pm

    Parabéns Tainah, excelente matéria.
    De grande relevância, pois muita gente ainda não conhece este site. Espero que ajude à aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar livemocha.

  3. Outubro 22, 2009 11:38 pm

    Muy buen artículo. En livemocha se desarrolla uno en otros idiomas de interés y además, se conocen personas muy lindad e interesantes.

  4. Jorge permalink
    Outubro 23, 2009 5:39 pm

    Hola, muy buen comentario acerca de livemocha. Está muy bien descito lo que se pasa con la gente y el porque de live mocha. Felicitaciones por el artículo.

  5. Outubro 24, 2009 12:28 am

    Com certeza o Livemocha é uma ótima ferramenta para conhecer outros idiomas e se comunicar com pessoas de vários lugares do mundo.
    As aulas possuem um padrão simples, intuitivo e, principalmente, interativo.
    Particularmente, eu não vejo a hora de ver os resultados dos meus exercícios corrigidos por outros usuários.

    Entretanto, uma coisa ainda sinto falta: o site ainda precisa aprimorar muitas coisas, inclusive suas ferramentas de busca, que não permitem uma procura personalisada de usuários de outros paises online.

  6. Eugenia Mejia permalink
    Outubro 25, 2009 1:30 am

    Eu adorei este artigo. Livemocha para mim ha sido de muita ajuda para melhorar minha pronúncia desta língua que gosto muito. Também é um medio para conhecer pessoas de muitas partes do mundo que desejam compartir sua cultura e amistade!!

    Parabéns

  7. Outubro 25, 2009 4:10 pm

    Parabéns, Taináh. Muito bem escrita a matéria, o assunto melhro ainda e o resultado então…
    Esse é um exemplo de post bem sucedido que ajuda a alavancar as visitas e comentários deste blog que a pouco veio ao mundo.
    Ótimo trabalho.

  8. María Estela permalink
    Outubro 27, 2009 12:48 pm

    Me encantó el artículo! Soy una fan absoluta de Livemocha! Me permite seguir estudiando y además aumentar la cantidad de amigos!

  9. Chomy Hernández permalink
    Outubro 29, 2009 7:45 pm

    Hola¡¡¡ Muy interesante tu artículo FELICITACIONES¡¡¡Livemochas ha sido una herramienta en la internet de mucha ayuda para todas aquellas personas que necesitan aprender idioma y no cuentan con el tiempo suficiente…además de poner el horario y el día que uno quiera estudiar, también te da la oportunidad de interactuar con personas de otros paises e intercambiar conocimientos y cultura en general. En Livemochas tienes la posibilidad de conocer personas muy lindas y agradables que te ayudan en el aprendizaje,y también hacer bonita amistad. Me encanta LIvemochas¡¡¡

  10. Esther permalink
    Outubro 31, 2009 6:52 pm

    Parabéns!muito boa matéria,o livemocha é um super curso,não precisa sair de casa,custo zero e podemos fazer novas amizades.

Deixe uma Resposta

