Skip to content

Cadê a lista?

Outubro 26, 2009

por Thaís Ritli

IV Encontro de Comunicação e Letras

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

O IV Encontro de Comunicação e Letras é, disparado, o melhor evento que o CCL já fez. São cento e trinta ações, entre palestras, minicursos e oficinas, que abrangem diversas áreas dos cursos da comunicação. Além disso, o aluno pode escolher a palestra que mais lhe interessa, independente de qual curso seja.

Elogios (e muitos!) à parte, façamos uma crítica construtiva: a desordem e desorganização continuam as mesmas. Os anos passam e a Universidade ainda não ganhou estrutura para realizar esse evento.

Na palestra de Letras das 10h, realizada no auditório do prédio 9, na qual seria discutido o papel da violencia nas narrativas contemporâneas, a confusão começou cedo. Pouco antes do início da palestra, notava-se uma aglomeração na apertada porta de entrada do auditório. Eram alunos que estavam inscritos e não tinham o nome registrado em uma lista. Ah, as malditas listas do Mackenzie… Depois de alguns minutos de tumulto, os organizadores da palestra resolveram o problema: em uma folha sulfite, quem estava inscrito e não tinha o nome na lista deveria assinar para garantir presença.

Enquanto eu esperava a minha vez de assinar na folha sulfite (sim… meu nome também não estava na lista), ouvi um professor, provavelmente do curso de Letras, de cabelo grisalho e sorriso no rosto, dizendo: “essa (desordem) é a graça do Encontro”.

A fala do palestrante iniciou-se com pouco atraso. Fecharam-se as portas, de um vidro esfumaçado, e via-se a silhueta de alguns alunos que queriam entrar na sala, mas estavam receosos. Finalmente, alguem tomou a atitude e o típico entra-e-sai de palestras foi iniciado.

No fim do evento, quando os alunos estavam indo embora, iniciou outro tumulto: “onde assino a lista?”, “cadê a lista?”.

Ninguém avisou aos alunos que a tão importante lista deveria ser assinada no início das palestras. Outra confusão, outro tumulto.

O Encontro de Comunicação é um evento importantíssimo para o Mackenzie e para os alunos, por isso não pode ser uma obrigação aos discentes. Essas besteiras de lista, de assinatura, apenas desmerecem a grandeza do que acontece esta semana no CCL.

Se a organização do evento parasse de se preocupar com os alunos que não estão interessados e focasse naquilo que realmente importa, o Encontro de Comunicação e Letras do Mackenzie poderia virar referência nas universidades paulistanas.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: