Skip to content

Literatura brasileira e violência

Outubro 26, 2009

Qual violência a nossa litteratura contemporânea retrata?

 por Marcio dos Anjos

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

“A literatura brasileira contemporânea, diferentemente da argentina, possui uma violência comezinha, de temáticas banais”. A crítica a esta fase da literatura nacional foi o tema que desenvolveu toda a palestra ‘Por que certa violência importa tanto a literatura brasileira contemporânea?’ feita por Ricardo Lísias, cuja realização ocorreu hoje (26) no IV Encontro de Comunicação e Letras, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 Lísias fez críticas a obra do escritores como Rubem Fonseca, segundo ele “péssimo escritor”, no que concerne ao tratamento dado ao tema da violência. “O retrato que ele [Rubem Alves] faz da violência é muito frágil, por pegar somente a violência no plano individual”, afirma ele.

Segundo Ricardo, a literatura brasileira passou  por uma desenvolvimento no qual o tema da violiencia passou de um plano Estado-individuo para um outro indivíduo-indivíduo, tornando assim o tema da violência como mero reflexo individual e imeditato, sem estabelecer causas estruturais. Assim, a primeira fase teria Graciliano Ramos e a segunda Rubem Alves, exemplifica o autor.

O que não quer dizer que não haja, atualmente, uma força contrária. Lísias argumenta que autores como Ferrez, Ana Cristina Cesar, Cristovão Tezza,  autores da chamada literatura marginal, constituem hoje a letaratura que de fato está relatando a violência em seu aspecto.

Ricardo Lísias é ensaísta e escritor, especializado em teoria e história literária pela  UNICMP. É autor, dentre outros, de “Duas Praças”(Ed. Globo, 2005) e “Capuz”( Ed. Hedra,2002).

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: