Skip to content

Porque as mídias são também persuasão

Outubro 26, 2009

Leda Motta expõe as retóricas dos meios, no IV Encontro  de Comunicação

por Marcio dos Anjos

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

Para quem pretende julgar as mídias apenas através de um marxismo mecaniscista e ortodoxo, cujo entendimento vê a mídia apenas como ideologia, a palestra de Leda Tenorio da Motta pode ter sido uma cutucação.

A exposição de Leda parte da tese de que as mídias modernas são essencialmente retóricas.  Pois existe uma série de operações “semiológicas” (confirmadas pelas metáforas, metonímias existentes nas propagandas pore la analisadas), que invalidam uma perspectiva estritamente oclusa, ou, segundo ela, a “visao sociológica”.

Ela não pretende, contudo, negar o caráter ideológico dos media. Seu apelo vai justamente no sentido de frear o reducionismo operado (enquanto sentido) de seguidores adornianos e etc.

A palestrante expôs suncitamente a história da retórica, desde o seu início, no século IV A.C, na Grécia com os sofistas, até o seu declínio no fim do século XIX. De acordo com Leda, a desvalorização da retórica se deveu principalmente ao nascimento das “ciencias da natureza” e das ciencias sociais, que trouxeram um discurso moderno  acerca das verdades. Além disso, ela cita outros fatores (“menores”) como o nascimento da filologia e de uma nova tendência estética que relegava antigos valores: o Romantismo.

Entretanto, engana-se quem pensa que a retórica morreu. Ela está  viva e presente nas mídias e na publicidade. Como foi ditto, estes formatos valem-se de estratégias  perrsuasivas carregadas de ambiguidade, ou melhor, pluraridade semântica, cujas forças residem aí,

Leda Motta é professora de Comunicação e Semiótica pela Universidade Pontifífica Catótica (PUC), especializada em semiótica literária pela Universidade de Paris VII, orientada por Julia Cristeva.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: