Skip to content

Falsas Oralidades: letras, palavras, textos e manifestos na arte contemporânea

Outubro 27, 2009

por Thiago Mattar

A oficina ministrada pelo professor Marcos Rizolli (mestrado e doutorado em semiótica) configurou-se como um panorama da história da arte de vanguarda, do cubismo aos dias atuais. O professor falou sobre as experimentações de Picasso na pintura: colagens e utilização de novos materiais.

Para Marcos, podemos ler uma imagem através da visão do quadro como um fenômeno espacial, nele há uma narrativa, uma linearidade. Falou sobre Toulouse Loutrec, um artista do impressionismo que ficou consagrado pelos cartazes comerciais que produzia (Moulin Rouge). O futurismo com o manifesto de Marinetti também foi abordado por Rizolli, assim como o dadaísmo com suas experiências gráfico-visuais. A análise das obras estéticas feita pelo palestrante se pautou especialmente pela teoria semiótica, reflexo de sua sólida formação com Lucia Santaella e Umberto Eco.

Alguns temas do grande panorama explorado na palestra foram: a revista 391 de Francis Picabia que trabalhava com as possibilidades formais das letras e páginas através dos tipos móveis, o que acabou criando uma das revistas mais vanguardistas da história das artes gráficas; a obra “cachimbo” de Magritte (quando o texto nega a imagem); a pop art e sua relação com o american way of life e hibridização de linguagens; Joseph Buyes e suas performances; alguns trabalhos do artista brasileiro que expôs na TATE Modern, Silvio Meirelles. Colagem, montagem dadaísta e cultura pop foram temas explorados com leveza por Marcos que propôs um trabalho de colagem ao término de sua fala.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: