Skip to content

A cultura francesa através da Sétima Arte

Outubro 27, 2009

por Thiago Mattar

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagem em Interface

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagem em Interface

Ao entrar na “palestra/oficina” da cultura francesa através da sétima arte, todos receberam uma bala Butter Toffes sabor chocolate, sim, aquela bala gostosa que gruda no dente. A jovem professora Raquel Lima Botelho desenvolveu uma dinâmica interessante para demonstrar um panorama “careta” da produção cinematográfica francesa.

Havia várias fichas distribuídas pelas mesas do laboratório de informática do quinto andar do prédio RW. Em cada uma dessas fichas havia o nome de algum grande diretor francês, os espectadores eram convidados a ler um pequeno release de um dos filmes importantes desse diretor impresso na ficha, após isso era apresentado um trecho do respectivo filme abordado.

Raquel preparou uma apresentação interativa e elucidativa sobre uma determinada produção menos intelectualizada, mais pop, uma frança desconhecida para os entusiastas da Nouvelle Vague francesa. Os diretores apresentados por ela são diretores – supostamente – mais engajados politicamente, mais presos a formatos e linguagens industriais, mais corretas e acadêmicas. Não houve um enfoque mais detalhista acerca da cinematografia dos diretores vanguardistas do período de 1960. Raquel tem um fascínio por dramas históricos e pelos figurinos desenvolvidos para essas películas, mas essa estética não transmite nada sobre uma identidade ou uma convergência estética no cinema francês, talvez uma abordagem mais ligada à vanguarda artística e os movimentos de contracultura agradaria o público sedento por Godard. Raquel transmitiu um conhecimento cinematográfico semelhante à de uma funcionária da Blockbuster.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Outubro 28, 2009 1:59 am

    merecidíssimo esse texto. a palestra deveria se chamar “aprendendo a falar francês, através dos filmes ruins que eu gosto de chamar de sétima arte” e devia acabar com um tiro na cabeça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: