Skip to content

Entre saberes e subjetividade

Outubro 28, 2009

Cremilda Medina, compartilha as ligações do saber e instiga a ultrapassar o jornalismo como mero relato da realidade.

por Márcio dos Anjos

 

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

Edgar Morin, em seu trabalho (“A cabeça bem-feita”, Religação dos Saberes, etc.) defende a transdiciplinaridade dos conhecimentos. O que significa que, para ter uma “cabeça bem-feita” como ele diz, é preciso saber ver as ligações entre os domínios do saber. E é nesse sentido que se moveu a palestra da professora e pesquisadora Cremilda Medina, hoje (28), no IV Encontro de Comunicação e Letras, realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

O pensamento de Medina pretende ultrapassar o jornalismo como mero relato da realidade. “Se um paleontólogo acredita que seu trabalho é uma representação subjetiva da realidade, porque que nós jornalistas devemos achar que estamos reproduzindo fielmente a realidade?” problematiza.

E por ser uma construção subjetiva, diz Medina, o fazer jornalístico implica numa relação recíproca entre repórter e atores sociais (sujeito-sujeito) e não numa relação instrumental em que fontes, pautas, etc. são tratados como simples objetos a serem “explicados” (sujeito-objeto).

“É importante então, reconhecermos os outros saberes, o saber local e cotidiano, por exemplo, como válidos e necessários para a construção da narrativa jornalística”, completa.

A construção da narrativa jornalística precisa passar pelos outros saberes, a arte, a ciência, o cotidiano”, coloca.

Para tanto, Medina recomenda quatro ferramentas para a construção dialógica da narrativa. O protagonista anônimo da realidade, o contexto histórico-social de cada situação, as raízes culturais, e o encontro com os especialistas.

Com este último, alerta ela, é preciso cuidado. “Os especialistas podem, é claro auxiliar, mas a supervalorização deste aspecto em detrimento dos outros atrofia a construção subjetiva da narrativa jornalística”, afirma.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: