Skip to content

Jornalismo de Indexação: o que muda no exercício da profissão na era da web 2.0

Outubro 28, 2009

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

 por Marina Moreli

Indexação: tags ou palavras que inserimos em categorias de busca,como o google por exemplo. O ato de indexicar é feito diariamente por milhares de pessoas.

Assim, o jornalista Manoel Fernandes formado pela Unicamp começou a palestra. Pernambucano, chama atenção pelo sotaque ainda carregado e pela confiança quando diz que “A (revista) Veja pode durar 100,200,300 anos, mas o jornalista tem que criar conteúdos olhando a lógica da indexação.A médio prazo vamos poder escolher a informação que queremos consumir e se não tivermos na internet é irrelevante”.

Criador da revista Bites, descobriu que o jornalismo não está restrito ao papel e resolveu inovar. Durante um encontro de blogueiros, a Blogcamp se deparou com dois grupos: o primeiro queria fazer uma revolução mundial através dos blogs; o segundo queria apenas disseminar informação. Preferiu este e assim surgiu o Café com Blog,um encontro de blogueiros e empresas da mesma área. A Bites começou a se extinguir e o gasto de 50 mil por mês com a revista também.

Manoel que diz conhecer “pencas” de jornalistas ressalta “Não tem jornalista bom para esse mundo de indexação.O que ta em crise não é a mídia,é o meio de transmissao do conteúdo.

O jornalismo está passando por mudanças.” Não só o jornalismo,mas também as novelas. Durante o folhetim da TV Globo “Caminho das Indías”, a autora Glória Perez decidiu embarcar nessa nova era e divulgou alguns blogs,como o blog do Urso, famoso entre os blogueiros.Com tantas mudanças,Manoel faz questão de deixar claro que “Blogueiro não é jornalista.É um cara que tem opinião.O blogueiro não tem compromisso com a verdade”.Isso nos faz entender que a cada dia que passa o receptor também quer ser emissor.

Nos minutos finais da palestra,o jornalista nos traz um dado interessante: 80% das pessoas que procuram algo no google,voltam e mudam a pergunta se não encontram nada até a terceira página. Ou seja,indexar é a palavra-chave.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: