Skip to content

Oficina: apresentação de TV

Outubro 28, 2009
300x200-v1_pg_princ10

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

Por Juliana Monteiro

Não é difícil imaginar o que você poderia encontrar em uma oficina de apresentação de TV, quem ainda não passou pelo sexto semestre de jornalismo pôde entender e se envolver como se faz um programa de TV, e ainda mais, como ser um âncora e suas grandes dificuldades.

O professor Vanderlei Dias não falhou em seu trabalho, bem humorado e animado, mostrou para os novatos da comunicação tudo o que eles queriam ver, além de explicar de uma maneira simples suas maiores curiosidades. O professor Dias começou a sua oficina entregando uma folha com as explicações básicas, como a importância da postura, a fala e consequentemente a voz, sem deixar de falar da aparência, além do fato que um telejornal ser ao vivo em todos os lugares, portanto os erros são mais fáceis de acontecer, por isso que a concentração e a preparação são fundamentais.

Depois destas explicações, Vanderlei Dias fez questão de visar a primeira falha dos estudantes de jornalismo perante a televisão, pensar que uma apresentação se remete só a ler o que o Teleprompter traz, fazendo uma pequena brincadeira quando os estudantes puderam descobrir como é ser um âncora de telejornal: enquanto os dois âncoras liam o que estava escrito no Teleprompter, esquecendo de seguir os roteiros que estavam em suas mãos, o professor mudava em seu computador o que estava escrito na telinha e a primeira reação dos âncoras foi uma sensação de pânico.

Infelizmente era inviável que cada um da classe pudessem experimentar como é estar na pele de um âncora por alguns minutos, o tempo era curto e poucos puderam aproveitar, mas os que ficaram em volta também se envolveram com o processo. Ao todo esta oficina foi mais do que o esperado e bem dinâmica, agradando a todos.

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Outubro 28, 2009 10:21 pm

    Queria ter feito essa oficina! Achei bem legal essa idéia de colocar os alunos numa fria. rsrs. Deve ter sido, no mínimo, engraçado.

  2. Natassia Del Frate permalink
    Outubro 28, 2009 10:37 pm

    Passei pela experiência de ser âncora hoje na oficina de apresentação de Tv. Realmente, para quem não passou pelo 6o semestre é quase um choque. Dá tremedeira e todo mundo gagueja, mas o que importa foi que ali, naquela sala, com mais ou menos 40 mackenzistas, pudemos adquirir um pouco de conhecimento do que se passa atrás das bancadas.

    Adorei a escrita, Ju!
    Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: