Skip to content

Portifólio sem vergonha!

Outubro 28, 2009

IV Encontro de Comunicação e Letras/Linguagens em Interface

por Núbia Neves

Entre uma das oito palestras da manhã, no último dia do IV ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS, O portifólio na era digital não só foi muito bem ministrada, pelos professores Paulo César Milo, e Savana Pace como também lotou o laboratório de informática.

Com o intuito, não só de informar, mas também de ensinar a formular um bom portifólio, a oficina foi dividida em duas partes. A primeira foi iniciada pelo professor PC, como é conhecido na universidade, aonde ele abordou os principais pontos de um bom portifólio, como por exemplo a necessidade de estar relacionado ao currículo.

Em muitas áreas da comunicação, assim como na publicidade, o portifólio é a porta de entrada para um emprego. Por isso o professor apresenta em tópicos a necessidade da objetividade, clareza, legibilidade e destaque para os trabalhos. “Não adianta nada escrever seu nome no centro da página, colorido, chamando a atenção e colocar uma foto minúscula do seu trabalho. Quem está vendo não quer ler seu nome, quer sabe sua capacidade” explicou o professor.

Ele também tirou das costas de muitos alunos, o peso de nunca ter trabalhado. “Não é porque você nunca trabalhou que você não tenha o que mostrar. Faculdade é treinamento, mostre seus trabalhos. Se você acha que não tem nada… faça! Refaça uma página de revista, dando um toque seu, mostre que você sabe como” esclarece PC.

Antes de começar seu portifólio, planeje como ele será, colete dados, separe e organize seus trabalhos; crie mídias, formatos diferenciados e não se esqueça dos dados fundamentais, ficha técnica e a coerência com o currículo. Após todas as informações técnicas e teóricas a professora Savana Pace, iniciou a segunda parte da oficina, fazendo com que os alunos colocassem em prática tudo o que aprenderam.

Usando o programa InDesign, os recém publicitários, aprenderam um pouco sobre: efeitos, estilos e a objetividade em um portifólio. Apesar de aconselhar os alunos a criarem um próprio domínio na internet, a professora de Computação Gráfica, afirma que entregar o currículo pessoalmente é muito melhor do que manda-lo via internet. “E-mail é facilmente descartado, o portifólio impresso, no mínimo incomoda, até que alguém pare para ler.”

Savana indicou, entre outros, o site portifólio sem vergonha, para quem está no começo, pois nele você pode cadastrar seu portifólio e ele pode ser premiado e até mesmo te abrir caminho no mercado de trabalho. Tudo sobre a palestra, incluindo sites para cadastras seu portifólio e dicas de como montar o seu, estão no site da professora.

Savana

Anúncios
One Comment leave one →
  1. PC (o professor) permalink
    Novembro 5, 2009 6:47 pm

    Caríssima Núbia e leitores, apenas uma correção o blog da professora Savana onde pode-se encontrar as dicas e uma apostilinha com o passo-a-passo é: http://www.savanaparaviagem.blogspot.com/
    Beijos
    PC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: