Skip to content

São Paulo das mil faces

Novembro 6, 2009

Estava pensando nas tantas formas de vida, nas escolhas que fazemos e na importância do meio no comportamento. São Paulo é conhecida como a cidade que não para e faz jus a reputação.
O dia parece ter menor duração, maior quantidade de compromissos, grandes distâncias a serem percorridas, tempo significante determinado ao trânsito.
Tantos bairros, tribos, sons, paisagens. Vários lugares em um só. Das mais diversas personalidades abraçadas por esta cidade, talvez ela tenha, por si só, encontrado sua unicidade, a do tudo, literalmente tudo, ao mesmo tempo agora.
Era tarde. E o que as pessoas ainda fazem fora de suas casas? Andando apressadas, em pé no ônibus ainda lotado, comendo, uma vez mais, na barraquinha da esquina, iluminadas agora pela claridade do farol para pedestres.
É a mulher que vende quitutes, o filho que volta da faculdade, a criança que espera conseguir a última esmola, o noivo que acaba de sair da reunião, a irmã que prometeu visitar uma amiga.
O cobrador do ônibus já havia fechado o caixa, na esperança de que os próximos tenham bilhete único, próprio desta cidade. Os motoristas cansados buzinavam. O senhor, ao lado do rapaz com fone, olhava o relógio a cada minuto.
De tanto olhar para os mil lados da cidade, não olhei para mim. Eu ainda estava lá, no mesmo ônibus, voltando para casa, no fim do dia. Eu era mais uma deles.
Engraçado como não havia me dado conta de que o sistema que me deixava perplexa é o mesmo que estou inserida e talvez nada possa ser mudado.
Parte da cidade não dorme e a outra? A outra dorme tarde e acorda logo com o primeiro raio do sol, ou será antes? Seus moradores esperam e cobram isso.
São Paulo das mil faces, dos exageros e habitantes exagerados. Acredito que este seja, entre outros tantos, um de seus maiores atrativos e característica. Deve ser isto.

Noite Sao Paulo

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Novembro 9, 2009 12:23 pm

    Cada dia em São Paulo, de cada pessoa, rederia um bom conto ou uma boa crônica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: