Skip to content

Memorias do sub-solo

Novembro 25, 2009

Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, 1821-1881, nasceu em Moscou e morreu em  S.Petersburg. Preso em 1849 por participar de um grupo subversivo que se reunia para discutir temas políticos e sociais, quase foi fuzilado. Todavia, foi condenado a trabalhos forçados na Sibéria, até 1853.

A obra Memórias do Subsolo –  foi escrita de janeiro a maio de 1864, em Moscou, nos derradeiros dias de sua primeira mulher, Maria Dmítrievna, e numa fase de aguda necessidade financeira da revista  Epokha, fundada por Dostoiévski e seu irmão Mikhail. Em meio, pois, a tantos revezes e angústias, surge Memórias do subsolo (que também é traduzido como Memórias do Subterrâneo), obra que marca o amadurecimento completo do escritor russo reunindo vários temas que reaparecerão mais tarde nos seus últimos grandes romances. Dostoiévski supera, a partir desse trabalho, os modismos românticos de sua época e que informaram suas obras anteriores – Recordação das Casas dos Mortos (1861), Humilhados e Ofendidos, 1861, Notas de Inverno sobre Impressões de Verão, 1862-3. Suas obras mais conhecidas são publicadas a partir de 1866 (Crime e Castigo, O Jogador). Seguem-se O Idiota, 1868 e Os possessos, 1871. De 1873 a 1881, trabalha no Diário de um Escritor. Em 1880 é publicado Os Irmãos Karamazov

 Em Memórias, o que interessa ao autor, agora, é a sondagem dos grandes mistérios da existência; é, no mesmo passo, investigar como tais mistérios, em sua complexidade, afetam as mais profundas regiões de cada alma humana, sobretudo aqueles recantos sombrios, tortuosos, enigmáticos, por onde ronda o espectro do absurdo e da loucura.

 

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Novembro 26, 2009 12:11 am

    Belo texto.
    É isso ai Shrek!!!
    Abração mlk!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: